O governo federal estuda instalar em São José dos Campos a futura sede da E-TAV, empresa estatal que irá administrar o Trem-Bala.
A nova companhia deverá estar em funcionamento até fim do ano que vem o projeto de lei que cria a estatal será encaminhado nos próximos dias ao Congresso.
Além de gerenciar o novo sistema de transporte, a E-TAV será responsável por coordenar a transferência da tecnologia aplicada no empreendimento para empresas brasileiras.São José reuniria condições ideiais para abrigar a nova empresa por sua localização estratégica (entre São Paulo e Rio de Janeiro) e por abrigar um dos principais pólos tecnológicos do país, com centros de conhecimento como o ITA (Instituto Tecnológico de Aeronáutica) e o Inpe (instituto Nacional de Pesquisas Espaciais) e empresas de grande porte, como a Embraer (Empresa Brasileira de Aeronáutica) e a Petrobras.“O governo ainda está definindo onde será instalada a E-TAV, mas São José é uma das cidades com mais condições de ser escolhida por possuir grande concentração de conhecimento e cultura tecnológica”, disse o deputado federal Carlos Zarattini (PT/SP), que é membro da Comissão de Transportes da Câmara.
São José também está na disputa para abrigar uma das estações de passageiros e a oficina de manutenção do Trem-Bala, mas essas definições ficarão a cargo da empresa que vencer o leilão da nova ferrovia, previsto para o segundo semestre deste ano.
Reação. “Há mais de um ano estamos negociando com o governo federal a vinda da E-TAV para São José e estamos muito confiantes. A vinda da empresa irá gerar novos empregos e ampliar nossa capacidade tecnológica”, afirmou o assessor de Planejamento em Comunicação de São José, Felício Ramuth, membro da comissão municipal do TAV.
Cláudio César de Souza
São José pode ser sede da E-TAV
Postado por eu amo sao jose dos campos on quinta-feira, 27 de maio de 2010
Assinar:
Postar comentários (Atom)
1 comentários:
voce tem o video ou a foto projeto da ponte estaiada em São José dos Campos?
Postar um comentário