Ponte estaiada em São José dos Campos

on quinta-feira, 27 de maio de 2010

A Prefeitura de São José dos Campos estuda a construção de uma ponte estaiada para ligar as avenidas São João e Jorge Zarur, localizadas no Jardim Colinas, zona oeste da cidade. A obra está orçada em R$ 50 milhões.Este tipo de construção é sustentada por cabos de aço revestido, similar a que foi inaugurada recentemente em São Paulo. Em São José, o futuro acesso terá cerca de 200 metros de extensão e vai servir como uma passagem em desnível, eliminando assim as paradas nos semáforos da rotatória do Colinas, hoje a única ligação entre as vias. A ponte é vista pela prefeitura como uma das alternativas para melhorar o trânsito na região, que sofre com congestionamento nos horários de pico por conta da concentração de escolas."Estamos estudando qual é a real necessidade para melhorar o trânsito da rotatória do Colinas. Estamos analisando o traçado da ponte estaiada para ver se além da questão estética qual é a funcionalida de do projeto", afirmou o secretário municipal de Transportes, Anderson Farias Ferreira.Ele não quis dar prazo para a conclusão do estudo, disse apenas que será concluído "o quanto antes".
Segundo ele, outras pequenas obras serão executadas na região a fim de melhorar o trânsito. "A ponte estaiada é uma das alternativas que estamos estudando para melhorar o fluxo na região, enquanto isso fazemos outras obras para amenizar essa questão", disse Ferreira.
Projeto. Catão Francisco Ribeiro, diretor da empresa Enescil, que elaborou o projeto da ponte estaiada em São José, disse o estudo está na etapa de contratação do projeto básico para que seja possível abrir a concorrência pública. Ribeiro foi o responsável pelo projeto da mesma ponte em São Paulo.Segundo ele, a proposta prevê que, sob a ponte, seja construído outro viaduto convencional que servirá como corredor entre as avenidas Jorge Zarur (sentido bairro) e Cassiano Ricardo. Os futuros acessos farão desenho de 'x'.
"O desenho do projeto foi encaminhado para a Secretaria de Transportes. É um estudo inicial de viabilidade da propost a que prevê atender melhor ao sistema viário para que os motoristas ganhem tempo." Problema. A rotatória da região do Colinas é vista como um dos principais 'gargalos' viários de São José. Para tentar acabar com os congestionamentos registrados na região, a prefeitura já proibiu a construção de novas escolas no trecho e anunciou ano passado a possibilidade de escalonar o horário de entrada e saída das escolas da região.

CAROLINA TEODORA
JORNAL O VALE

1 comentários:

Unknown disse...

Solução de mobilidade urbana seria implantação de metrô... as pessoas deixariam de utilizar Veiculos ... arco do retrocesso

Postar um comentário